O fígado é vital para nossa saúde, filtrando toxinas e metabolizando nutrientes. Quando inflama, neutrófilos, células de defesa do nosso corpo, migram para o tecido hepático para combater a inflamação.
A pesquisadora Maria de Fátima Leite, da UFMG e INCT-NanoBioFarm, em colaboração com cientistas do Japão e EUA, publicou na Journal of Clinical Investigation (JCI) uma descoberta surpreendente: neutrófilos se comunicam fisicamente com hepatócitos para protegê-los de lesões inflamatórias agudas.
O estudo completo pode ser conferido em XX:
Principais Descobertas:
- Comunicação Celular Inédita: Neutrófilos ejetam a enzima elastase nos hepatócitos, um processo nunca antes descrito.
- Regulação de Cálcio: A elastase degrada componentes reguladores de cálcio, controlando a proliferação dos hepatócitos.
- Impacto Clínico: Relevância demonstrada em pacientes com Doença Hepática Alcoólica Crônica, a principal causa de mortalidade hepática em homens no Brasil.
Este estudo muda paradigmas na imunologia, biologia celular e sinalização de cálcio, com potencial para revolucionar tratamentos de doenças hepáticas.
A equipe de pesquisa também alerta para a necessidade de maior atenção política à saúde hepática no Brasil, destacando a importância de apoio e intervenção das autoridades de saúde pública.
Comments