top of page
Trabalhos químicos

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-Biofarmacêutica (INCT Nanobiofar) é em um centro de excelência em farmacologia pré-clínica e em tecnologias de formulação farmacêutica, com aplicação de nanotecnologia para liberação controlada de medicamentos, e criação de modelos animais para estudos biomédicos e experimentação.

​

Tem por objetivo a extensão e orientação da pesquisa farmacêutica para o desenvolvimento de inovações farmacêuticas. Pretende ser uma plataforma de parcerias, projetos e de criação de empresas de base tecnológica, bem como prestar serviços para empresas e instituições públicas e assessoria em propriedade intelectual e gestão da inovação na área de nano-biofarmacêutica. É um ativo tecnológico expressivo que poderá contribuir para colocar o país em posição estratégica de detentor de tecnologias, atuando como catalisador de novas tecnologias, empresas, empregos e renda, através da transferência de tecnologia.

​

O Instituto opera através de uma rede de laboratórios da UFMG e de outras universidades nacionais e internacionais, com competências variadas, voltadas para a geração de conhecimento (pesquisa básica e aplicada) e produtos na interface Universidade-Indústria e em testes pré-clínicos de formulações, especialmente as nanoestruturadas com base em lipossomas, ciclodextrinas, polímeros biodegradáveis e na produção de modelos animais de doenças e experimentais. A rede de cooperação nacional e internacional na qual o Instituto se baseia contribuirá para projetar o Brasil no cenário internacional de nano-biofarmacêutica.

​

O Instituto agrega competências provenientes de diferentes áreas do conhecimento (fisiologia, biologia molecular, biofísica, neurofisiologia, bioquímica, química bio-inorgânica, genética molecular e de microorganismos, botânica, direito, economia, farmacologia, farmacotecnia, e farmácia, odontologia, bioterismo) permitindo uma atuação em estágios críticos do desenvolvimento de um medicamento: na produção de modelos animais de doenças, na obtenção de novos fármacos, no desenvolvimento de novas formulações, na realização de ensaios pré-clínicos e nos aspectos relacionados à proteção intelectual dos processos e produtos desenvolvidos. Nesse sentido, o Instituto atuará como catalisador, identificando a demanda das empresas farmacêuticas e promovendo interações do programa com o setor produtivo, e propiciará um ambiente favorável para a elaboração de projetos voltados para a obtenção de produtos e processos, além de ensaios de prova de conceitos de “safety” e de formulações e nanoformulações.

 

​

bottom of page